22 junho 2014

 Resultados Finais

http://respectaepas.webnode.pt/atividades/


 III Corrida de Carrinhos de Rolamentos do AEPAS



INFORMAÇÃO

Na próxima sexta feira, realizar-se-á a festa de encerramento de ano letivo, no Pavilhão Gimnodesportivo de Casal de Cambra. Os alunos virão às 14h30, acompanhados pelos respetivos encarregados de educação, dirigindo-se ao pavilhão a fim de participarem ativamente na mesma.
Atenciosamente,
A Coordenadora de Estabelecimento


INFORMAÇÃO
Na próxima quarta-feira, terá lugar a visita ao Parque Aventura Radical, em Coruche. Para que a visita decorra da melhor maneira, os meninos terão que seguir as seguintes recomendações: almoço, lanche, água, roupa prática, calçado confortável, boné, protetor solar e boa disposição. 
A partida será às 8:45 e a chegada, prevista, para as 17:00h.







DIA ECO- ESCOLAS






























INFORMAÇÃO
No próximo dia 2 de junho, recolheremos os resíduos, na nossa escola. Só terás de os entregar na sala da Professora Sílvia Miranda - Terás direito a um brinde. Durante as férias continua a juntar, pois em setembro a atividade repetir-se-á. Além de ajudares o ambiente, estás a contribuir para que a VALORMED construa um Parque Infantil na nossa escola.
Atenciosamente,
Coordenadora de Estabelecimento de Ensino e Coordenadora do MORE RESPECT


INFORMAÇÃO
Exmo. Sr. Encarregado de Educação: 
Venho por este meio informá-lo que no próximo dia 3 de junho, os alunos participarão em algumas atividades proporcionadas pela escola. Neste dia, o horário será das 9h às 14h em virtude do mesmo, ser dia não letivo.
Atenciosamente
A Coordenadora de Estabelecimento





APAREÇAM! VAI SER UMA TARDE MUITO AGRADÁVEL!

E TRAGAM AS VOSSAS FAMÍLIAS!






III Corrida de Carrinho de Rolamentos



Se deseja participar na III Corrida de Carrinhos de Rolamentos, solicite a ficha de inscrição e o regulamento do concurso, através da caderneta escolar, ao professor titular de turma do seu educando. Obrigado!







Informação
Estamos muito próximos do final do ano letivo. Para comemorar este final com alegria, os alunos da nossa escola irão a uma visita ao Parque Aventura Radical em Coruche, no dia 11 de junho. A saída será às 9h estando prevista a chegada às 17h00. O custo da mesma será de 20€, incluindo a entrada e o transporte.
Agradecia que enviassem as autorizações e o dinheiro até ao dia 2 de junho, pois temos que assegurar os autocarros.
Atenciosamente,
Eugénia Figueiredo
A Coordenadora de Estabelecimento








INFORMAÇÃO


No âmbito do Programa Eco-Escolas e do Projeto “RESPECT”, venho por este meio informar que no próximo dia 3 de junho, no parque de estacionamento do pavilhão multidesportivo de Casal de Cambra, realizar-se-à a III Corrida de Carrinhos de Rolamentos. Pedimos a vossa colaboração na construção dos mesmos a fim de poderem participar no concurso. Não se esqueçam que “Eu ganho, Todos Ganhamos”. Ajudem as turmas dos vossos filhos a ganhar pontos!

Atenciosamente,

O Coordenador da atividade III Corrida de Carrinhos de Rolamentos





Escola pública não garante mobilidade social nem dá garantias de ensinar os alunos a ler e a contar

20/03/2014 - 07:35

A escola pública deixou de funcionar como “veículo” de mobilidade social. Tornou-se “criminosa, indigna e estúpida”. E a culpa, aponta Maria Filomena Mónica, autora de um livro sobre as salas de aula que é lançado nesta quinta-feira em Lisboa, é dos sucessivos ministros. “O melhor que tinham a fazer era começar por deixar os professores em paz”, aconselha.


Há miúdos que ameaçam fisicamente os professores, alunas que são iniciadas no haxixe pelos próprios pais. Há disputas com telemóveis, contínuos que receiam os alunos. Há portões de escola que mais parecem “chaminés de fábrica”: “Hoje em dia um charro é tão comum como um cigarro nas escolas”, descreve uma aluna.
Há professores que gastam aulas a gritar e que depois desistem. E que, além de directores de turma, são classificadores de exames, coordenadores de disciplina e distribuidores do serviço lectivo e que, por isso, se desgastam em reuniões que lhes roubam tempo para as salas de aula. E há frases como esta, proferida por uma professora que, ao fim de páginas de diário em que dá conta da sua frenética batalha, desmorona: “Não tenho uma posição optimista face ao futuro das escolas públicas. Bem pelo contrário, temo que estejamos a assistir, a muito curto prazo, à sua decadência total”.
A socióloga Maria Filomena Mónica andou meses a procurar resposta para a pergunta "O que se passa dentro das nossas salas de aula?" e as respostas que obteve, a partir dos diários de duas professoras, quatro alunas e uma mãe, confirmaram os seus piores receios. “É uma escola criminosa, indigna, estúpida. Que não suscita a curiosidade para aprender, que não ensina as crianças a pensar. Nesse sentido, a escola tornou-se um desperdício de dinheiro”, diagnosticou ao PÚBLICO, a propósito do lançamento dos livros A sala de Aula e Diários de Uma Sala de Aula, que decorre esta quinta-feira, noCentro Cultural de Belém, em Lisboa, ambos editados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Para evitar mal-entendidos, a socióloga esclarece à partida que estudou a escola pública porque a quer melhor. “Os pais que não se convençam que aquilo só se passa nas escolas públicas. Conheço miúdas das privadas que me fariam relatos igualzinhos ou piores”, ressalva. E o que nos mostram os relatos que se estendem por aquelas centenas de páginas é o de uma escola de massas que perdeu a oportunidade de funcionar como “elevador social” das classes mais desfavorecidas. “Nos anos a seguir ao 25 de Abril, acreditava-se que a escola devia servir de instrumento de mobilidade social. A prova de que isso não funcionou é que continuamos com a maior taxa de desigualdade social da Europa: o rendimento médio dos 20% mais ricos é sete vezes superior ao dos 20% mais pobres, enquanto a média europeia é de quatro”, argumenta.
O pior é que nem enquanto transmissora do “saber ler e contar” a escola está a cumprir o seu papel. “A cultura que os alunos adquirem ao longo de 12 anos é má. Há a ideia de que a escola tem de dar coisas que os alunos compreendem facilmente, como as telenovelas, os discos da Taylor Swift ou os livros do Harry Potter. Simplesmente para isso eles não precisam da escola. Eles vão lá por si. E o resultado é que muitos dos jovens que frequentam a escolaridade obrigatória mal sabem ler e muito menos interpretar o que lêem ou construir frases com sujeito, predicado e complemento directo”, acusa a socióloga.
Não diziam palavrões nem cuspiam para o chão

Para ajudar a perceber como se chegou a este ponto, a socióloga recua várias décadas. Em 1926, havia cerca de 63% de analfabetos. Esses eram os tempos em que apenas 13% dos jovens permaneciam na escola após a quarta classe e em que os alunos “não diziam palavrões, não cuspiam no chão e mal levantavam os olhos quando eram chamados ao quadro”. Em 1974, a taxa de analfabetismo tinha descido aos 35% mas continuava a ser a mais elevada da Europa. Muitos alunos deixavam a escola aos nove, 10 anos. As universidades eram “uma ilha frequentada por privilegiados”. Quando o Estado Novo ruiu, nem as escolas nem os docentes foram preparados para acolher os alunos até então estranhos à escola. Hostis a regras, pouco propensos a qualquer tipo de actividade intelectual, postos perante professores “habituados a ensinar os filhos das classes médias”. Com o ministério da 5 de Outubro a debitar consecutivamente “leis, decretos e portarias que ninguém entendia, pela simples razão de que não eram inteligíveis”, a deserção das classes médias para o ensino particular que se seguiu “agravou os problemas”.

Pelo meio, algumas estatísticas animadoras: “Entre 1991 e 2001,  o abandono da escola por crianças com idades entre os 10 e os 15 anos, ou seja, do 5.º ao 9.º ano do básico, baixou dos 13% para os 3%. Mas mesmo isto, segundo a autora, deriva quase só “das preocupações do Ministério da Educação com a posição do país nas tabelas internacionais”.










Exmo(a) Sr.(a) Encarregado(a) de Educação:

Informo que a reunião para entrega das avaliações do seu educando será efetuada no próximo dia 23 de abril de 2014, pelas 17:30, na respetiva sala de aula.






A EB1/JI de Casal de Cambra deseja a todos os seus alunos, família e amigos uma Páscoa feliz! Ah!, e não se esqueçam: quarta-feira, dia 23, terá lugar a reunião com os pais e encarregados de educação (Mais informações infra).







Exmo(a) Sr.(a) Encarregado(a) de Educação:

Informo que a reunião para entrega das avaliações do seu educando será efetuada no próximo dia 23 de abril de 2014, pelas 17:30, na respetiva sala de aula.
Mais informo que as aulas recomeçarão no dia 22 de abril.

Melhores cumprimentos,

A Coordenadora






O Príncipe Feliz















INFORMAÇÃO


Exmo. Sr. Encarregado de Educação: Venho por este meio informá-lo que no próximo dia 4 de Abril, os alunos assistirão à peça de teatro ”O Príncipe Feliz”, no salão da Junta de Freguesia.

Terá o custo  de 2 €.



Atenciosamente,


A Coordenadora de Estabelecimento








No próximo dia 4 de abril, a Biblioteca Escolar recebe o escritor e ilustrador Pedro Seromenho para duas sessões com os alunos do 1º CEB, a realizar pelas 14h. No dia do encontro, o autor fará uma sessão de autógrafos aberta a toda a escola.

















Portugal mais verde!

Comemorações do dia mundial da árvore


































Carnaval:
Desfile, cor, música e muita alegria












































































































Carnaval 2014 - Família Quase Completa dos "KOALAS" 












Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva

EB1/JI de Casal de Cambra

No dia 28 de fevereiro, a nossa escola participará num desfile de Carnaval, pelas ruas de Casal de Cambra.
O horário , neste dia, será das 9h às 13h30 (com almoço).
Mais informo que, as aulas recomeçarão no dia 6 de março.


                                                          
Atenciosamente
                  
A Coordenadora de Estabelecimento

Dra. Eugénia Matias














A sementeira

Os alunos do 3º B estão a trabalhar o tema das plantas, na área do Estudo do Meio, e não perderam a oportunidade de realizar experiências com as sementes.
Aqui ficam algumas imagens de como as nossas sementinhas se reproduziram.





Vocês sabiam que o Jacinto se desenvolve só com as suas raízes na água? Nós fizemos a experiência e aqui está com as suas grandes raízes e a flor quase a abrir.








Mas também colocamos o Jacinto (bolbo) na terra para podermos ver a diferença. E não é que também se desenvolveu muito bem, olhem a flor é cor de rosa J.



 



Não podíamos deixar de semear os nosso girassóis, pois o que seria da sala dos Girassóis sem girassóis? Apenas demorou uma semana as duas sementinhas a desenvolverem-se, aparecendo o caule e depois as folhas.

           
                                                  3º B


Gosto de ti ” e "Semelhanças e Diferenças"


Atividade Desenvolvida pela “Solami", com o alto patrocínio da UNICEF e a colaboração dos 2º anos.














Obrigado Rita e Beta!
Já agora, ficaram todos bem! Parabéns ao fotógrafo!

2º C




DIA DOS NAMORADOS



3º C















2º C




DIA DA NÃO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS












































 “A Ponte – Jogo de continuação”

Atividade Desenvolvida pela “Solami", com o alto patrocínio da UNICEF e a colaboração dos 2º anos.







INFORMAÇÃO

No âmbito do Projeto RESPECT venho por este meio informar que no próximo dia 28 de fevereiro,  realizar-se-á um desfile de Carnaval pelas ruas de Casal de Cambra. Pedimos a vossa colaboração na construção de instrumentos musicais a fim de podermos participar no concurso. Não se esqueçam que “Eu ganho Todos Ganhamos”. Ajudem as turmas dos vossos filhos a ganhar pontos!

1ºAno­­­­­---Maracas     2ºAno---Reco-Reco      3ºAno ---Pandeireta    4ºAno---Tambor

A Coordenadora de Estabelecimento

Dra. Eugénia Matias


Casal de Cambra, 7 de fevereiro de 2014






Professor Agostinho da Silva (O nosso patrono)

O universo do Blog "Os sonhadores" não se restringe apenas aos professores da EB1/JI de Casal de Cambra. Ao caros leitores lanço o desafio: Enviem comentários, fotografias, artigos, enfim, tudo o que possa melhorar o nosso blog e consequentemente a "Escola da Lagoa". Como compreenderão, nem todos os artigos poderão ser publicados uma vez que obedecem a uma avaliação criteriosa* da equipa de edição. Muito obrigado!

O nosso endereço: aepas.sonhadores.blogspot.pt


O nosso endereço de correio eletrónico: aepas.sonhadores@gmail.com


* Criteriosa como sinónimo de uma lista de critérios, definidos por prioridades, e não no sentido de "extremamente exigente".


O Blogue "Sonhadores" encontra-se em atualização permanente. Diariamente serão atualizadas as atividades das turmas entre outras temas interessantes para toda a comunidade escolar. Cumprimentos,

OM Krishna Guru
Diretor de Edição